Ter, 27 de setembro de 2022, 08:53

Simulação de catástrofe com múltiplas vítimas é realizada no Campus de Lagarto
Evento foi realizado em parceria da UFS com HUL, PRF, Corpo de Bombeiros e GTA
Helicóptero simulou o resgaste de vítimas graves. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

O Campus de Lagarto realizou a Simulação de Catástrofe de múltiplas vítimas, na manhã desta segunda-feira (26). A simulação, organizada pela equipe de Habilidades do Departamento de Educação em Saúde e Divisão Pedagógica, envolveu carro de acidente real, ônibus e no apoio ao salvamento e caminhão do Corpo de Bombeiros e helicóptero do Grupo Tático Aéreo. O evento contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, o diretor do campus, Makson Oliveira, e o vice-diretor André Barreto.

Os alunos participantes foram divididos em três grupos: os que iriam ser as “vítimas”, os “socorristas” e os que iriam entrar para “atrapalhar” o salvamento, como costuma ocorrer em cenas reais de acidente. As vítimas eram divididas em grupos, que iriam desde os ferimentos mais leves até casos de óbito. Foi esse o caso da discente Maria Eduarda Ramos, do curso de Terapia Ocupacional. “Foi ainda mais realista do que eu tinha imaginado. E foi bom ser uma vítima porque pude perceber e ouvir a comoção das pessoas, os pedidos de socorro, os gritos. Tudo isso traz ainda mais realismo ao evento e por isso foi tão importante participar”, pontua.

Evento simulou acidente entre carro e ônibus

As “vítimas” da colisão entre o ônibus e o carro foram retiradas pelos bombeiros e levadas até os discentes “socorristas”, responsáveis por prestar os primeiros socorros. As “vítimas” mais graves foram atendidas prioritariamente. Os casos mais graves, simbolizando pacientes com risco de morte iminente, foram levados no helicóptero de salvamento. Após a realização dos salvamentos, alunos e docentes passaram por momento de discussão dos erros e acertos realizados, para reforçar o aprendizado retirado da situação. O veículo foi trazido pela Polícia Rodoviária Federal e de fato havia passado por um acidente, com caso de óbito.

Alunos participantes foram divididos em três grupos: os que iriam ser as “vítimas”, os “socorristas” e os que iriam entrar para “atrapalhar” o salvamento

A coordenadora do evento, professora Simone Kameo, do Departamento de Educação em Saúde, explica que o evento deste ano foi pioneiro em realizar uma ação desse tipo voltada para o aprendizado dos estudantes. “A parceria com esses órgãos (Bombeiros, Hospital Universitário de Lagarto, Polícia Rodoviária Federal e Grupo Tático Aéreo) a participação ativa dos alunos foi essencial para que o evento foi tão bem-sucedido”, observa. Nos anos anteriores à pandemia, os eventos voltados ao ensino de primeiros socorros eram realizados com um enfermeiro socorrista do Samu e algumas macas, demonstrando os cuidados necessários no transporte das vítimas.

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto

Atualizado em: Ter, 27 de setembro de 2022, 09:54