Sex, 03 de dezembro de 2021, 09:32

Cooperação entre UFS e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira é discutida durante reunião
Proposta é descentralizar as ações da câmara do eixo Rio-São Paulo
Encontro permitiu que ambas as instituições pudessem se conhecer melhor. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

Ampliando as possibilidades de parceria institucional, o reitor da Universidade Federal de Sergipe Valter Santana e o vice-reitor Rosalvo Ferreira recepcionaram pela primeira vez em Sergipe a diretora da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira Silvia Antibas. O encontro permitiu que ambas as instituições pudessem se conhecer melhor.

“Um orgulho muito grande por ser a primeira vez que recebemos em Sergipe uma representante da Câmara de Comércio Árabe e, quando a universidade abre suas portas, ela também pensa na internacionalização. Então, essa é mais uma oportunidade na qual buscamos estreitar os laços para que os nossos alunos possam se aproveitar de novos conhecimentos e trazer para a Universidade Federal de Sergipe novas interações, fomentando não só o desenvolvimento educacional, mas também o desenvolvimento econômico do estado”, afirma o reitor.

Para a diretora Silvia, o objetivo é também descentralizar as atividades da câmara do eixo Rio-São Paulo. Durante a reunião, ela realizou uma breve apresentação da atuação do entidade. “É o início de uma grande parceria porque a Câmara Árabe procura sair um pouco do eixo Rio-São Paulo e acho que a UFS pode ser um desses pontos de irradiação da cultura e dos estudos do mundo árabe. Vamos ver se a gente assina um acordo de cooperação, que é o que interessa, e assim trazer alunos de fora para essa universidade e levar alunos daqui para os países árabes. É o início de uma conversa que vai dar muito fruto”, explica.

Além da aproximação, foram discutidos projetos a serem implementados, a exemplo da formação de um acervo próprio sobre estudos do mundo árabe integrado ao Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da UFS e a utilização do Centro de Cultura e Arte da UFS (Cultart) para exposições de arte, mostras de cinema e eventos em geral.

“Acho que isso vai atrair muita gente da Bahia, de Alagoas e de vários estados que já têm nos procurado, inclusive muitas pessoas do Nordeste já querendo saber. E o nosso trabalho vem no sentido de tentar transformar a região, tentando ampliar as relação com outros alunos que participam das nossas reuniões e das atividades do centro”, ressalta o professor do Departamento de Relações Internacionais e representante do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da UFS, Geraldo Campos.

O vice-reitor Rosalvo destacou a importância da universidade para o estado de Sergipe. “A universidade vem abrindo suas relações para a sociedade e tem um bom relacionamento com o setor produtivo. Hoje somos um disseminador, e as ações impactam o estado porque vão refletir na sociedade”, diz.

Também estiveram presentes na reunião o professor Ahmed Zoghbi e o coordenador de Negócios Internacionais da Fecomércio Lucas Uriel.

Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br